Patrulha de prevenção à violência doméstica
Cuidando de você e de sua família.
Quem é atendido?
O Serviço de Prevenção à Violência Doméstica (SPVD) foi instituído pela PMMG com o objetivo de propiciar um atendimento mais humanizado e especializado à mulher vítima de violência doméstica e familiar, garantindo o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de tal maneira que receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida ao seu caso, bem como atuar na dissuasão do agressor, incidindo na quebra do ciclo da violência.
Adicione uma descrição.
Como a PPVD atua?
Durante as visitas, a PPVD identifica os principais problemas detectados no seio familiar e faz o devido encaminhamento das vítimas e dos agressores.
Entre os problemas visualizados pela PPVD, os mais comuns são: Dependência química, transtornos de comportamento, bloqueios e traumas psicológicos por ter vivido em ambiente violento.
Os filhos, que são a parte mais frágil da família e acabam vivenciando grande parte das agressões, também precisam de apoio psicológico. Desta forma, o município de Patos de Minas possui uma rede para atender e acolher famílias em situação de vulnerabilidade.
Rede de apoio.
Centro de Referência da Mulher (CRM - orientação jurídica e acompanhamento psicológico);
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD);
Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental (CAPS TM);
Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS);
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); Defensoria Pública;
Promotoria de Justiça; Juizado Criminal;
Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Ações Preventivas
A PPVD realiza diversas ações preventivas.
As ações ajudam a conscientizar tanto a vítima, para que denuncie a violência, quanto os autores a cessarem a violência.